COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

80 horas
App + Web
de R$ 971,43
R$ 68,00
ou R$ 680,00 à vista
Curso Online
COMUNICAÇÃO
Sobre o Curso
O curso: Este curso irá desenvolver o seu entendimento e a capacidade de aplicar os conceitos, estratégias e técnicas de comunicação empresarial, visando à construção de uma comunicação eficaz, ética e alinhada aos objetivos organizacionais.
O Que Você Vai Aprender
· Definir o conceito de comunicação organizacional, discernindo sobre sua importância no contexto da comunicação empresarial.
· Aplicar estratégias de comunicação para estabelecer uma aproximação efetiva com o público-alvo, considerando a escolha adequada do meio e mensagem.
· Identificar e utilizar estratégias, técnicas e meios de comunicação apropriados para engajar e se comunicar efetivamente com todos os stakeholders de interesse da instituição.
· Realizar os processos e identificar os elementos envolvidos na construção da imagem institucional por meio da comunicação empresarial.
· Compreender os fundamentos e discernir sobre a importância da comunicação integrada no contexto empresarial, considerando a atuação das áreas de jornalismo, publicidade e relações públicas.
· Identificar as funções desempenhadas pelas áreas de jornalismo, publicidade e relações públicas na comunicação integrada e compreender suas contribuições para os objetivos organizacionais.
· Aplicar as práticas e os meios de comunicação interna utilizados pelas organizações, visando promover a disseminação de informações e o engajamento dos colaboradores.
· Utilizar os instrumentos e as estratégias para comunicação externa, fazendo uso da assessoria de comunicação no apoio à imagem e reputação da organização.
· Identificar os diversos meios de comunicação utilizados pelas organizações, como mídia impressa, eletrônica e digital, e avaliar suas características e potenciais para atingir os públicos-alvo.
· Definir o conceito de planejamento e discernir sobre sua importância na área da comunicação empresarial.
· Aplicar os diferentes níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional) no contexto da comunicação empresarial.
· Avaliar os resultados do planejamento de comunicação e identificar estratégias de aperfeiçoamento para alcançar os objetivos estabelecidos.
· Identificar e explorar os instrumentos e técnicas utilizados pela assessoria de comunicação, como releases, entrevistas, eventos e monitoramento de mídia.
· Compreender os princípios éticos que regem a comunicação empresarial, superando os desafios éticos enfrentados pelos profissionais de comunicação.
· Aplicar os princípios éticos que norteiam o trabalho do jornalista e do publicitário como assessores de comunicação às diversas situações do ambiente empresarial, considerando a responsabilidade e a transparência nas informações divulgadas.
· Discernir sobre a importância da responsabilidade social na comunicação empresarial e aplicar estratégias de comunicação para promover práticas socialmente responsáveis.
Conteúdo Programático
UNIDADE I - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO.
FUNDAMENTOS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL.
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E APROXIMAÇÃO COM O PÚBLICO-ALVO.
ESTRATÉGIAS, TÉCNICAS E COMUNICAÇÃO COM OS STAKEHOLDERS.
CONSTRUÇÃO DA IMAGEM INSTITUCIONAL.
UNIDADE II - COMUNICAÇÃO INTEGRADA E MARKETING.
COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO CONTEXTO EMPRESARIAL.
COMUNICAÇÃO INTEGRADA PARA OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS.
COMUNICAÇÃO INTERNA NA ORGANIZAÇÃO.
COMUNICAÇÃO EXTERNA E ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO.
UNIDADE III - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL.
AVALIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO.
UNIDADE IV - ÉTICA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
INSTRUMENTOS DE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO.
ÉTICA NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.
ÉTICA DO JORNALISTA, DO PUBLICITÁRIO E DO ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.
Público-Alvo
Pessoas que necessitam melhorar a sua capacidade de comunicação no ambiente empresarial.